Sobre mim – Anos 80

08065-gauna-nome-gif

Sou Analista de Sistemas Senior, natural do Rio de Janeiro, nacionalidade: Brasileira

CRA-RJ: 03-03161 (2016) |  ABRAWEB: 661132 | Registro.BR (1998) | ABRACEM: Q27795

Formada em 2003 no curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados (com ênfase Análise de Sistemas) na FACHA – Faculdades Integradas Helio Alonso (Rio de Janeiro/RJ – Brazil)

Formada 1987 em Programação de Computadores pelo IBPI – Instituto Brasileiro de Pesquisa em Informática (Rio de Janeiro/RJ – Brazil)

Formada em 1984 em Assistente de Administração (Ensino Médio – Segundo Grau Técnico) no Colégio Estadual André Maurois (Rio de Janeiro/RJ – Brazil)

Experiência Profissional – Anos 80:  

Agosto/1985-Novembro/1985 – Planerj Planejamento de Anúncios Especiais Rio de Janeiro Ltda (agência de publicidade e propaganda) – Rio de Janeiro/RJ – Brazil

Março/1986-Fevereiro/1987 – Instituto Severa Romana (Escola-Clínica para Crianças Excepcionais) – Rio de Janeiro/RJ – Brazil

Maio/1987-Junho/1990 – J. B. Tanko Filmes Ltda (empresa de produção de filmes e comerciais para cinema e televisão) de Josip Bogoslav Tanko e Alexander Tanko.

Outubro/1990-Outubro/1991 – InterFace Centro de Pós-Produção Ltda (empresa de produção de filmes e comerciais para cinema e televisão) de Alexander Tanko.

Na década de 80, eu trabalhei em três empresas diferentes (área de propaganda e publicidade e marketing), que trabalhavam elaborando propagandas em outdoors, letreiros, vinhetas, clipes musicais, etc, para publicidade em revistas, jornais, vias públicas, metrô, cinema e televisão.

Eu ajudei o senhor J. B. Tanko e Alexander Tanko, na década de 80, durante alguns anos, realizando trabalhos técnico-administrativos, auxiliando diversos profissionais (Diretor de Marketing, Diretor de Cena, Diretor de Cinema e Televisão), empresas de publicidade e propaganda (DPZ – Duailibi Petit Zaragoza Propaganda eu conheci pessoalmente e trabalhei ajudando o senhor Marcos Frauches, Ogilvy & Mather Propaganda, Giovanni & Associados Propaganda eu trabalhei ajudando o Diretor de Cena senhor Paulo Netto, Nilton Cacheado, Paulo Maestro, etc), diversas agências de publicidade e propaganda eram seus clientes no Rio de Janeiro; a executarem as suas tarefas durante a produção de projetos das campanhas publicitárias (de seus clientes), que posteriormente eram veiculadas em diversas revistas e jornais, em diversas emissoras de televisão (Rede Globo eu conheci o Rogério Legey, Rede Record, etc).

Gostei muito desse trabalho, tenho saudades dessa época, os profissionais com quem trabalhei me ensinaram a utilizar uma camera de fotografia profissional (antigamente essas cameras tinham diversas lentes avulsas que tinham que ser encaixadas nela e utilizadas de acordo com o tipo de imagem a ser fotografada) um amigo me mostrou como a camera de fotografia dele funcionava, uma camera de filmagem broadcast profissionais Sony (utilizavam fitas VHS e Betamax).  E o Alexander Tanko e todos esses profissionais me deixavam assistir todas as gravações que eram realizadas dentro do estúdio de som, se eu ficasse quieta em total silêncio. Eu assisti como foram feitas a filmagem de diversas gravações de comerciais, gravação de campanhas políticas, gravação de vinhetas de clips musicais (de diversos cantores), durante vários anos. Naquela época essas cameras profissionais de filmagens eram analógicas, e hoje em dia estão 100% com imagem digital.

SONY PROFESSIONAL EUROPE (SONY PROFESSIONAL AV MEDIA SOLUTION)

https://www.facebook.com/SonyProfessionalEurope/photos/a.300882287013.141015.280123382013/10153407879277014/?type=3&theater

https://www.linkedin.com/company/5212949?trk=tyah&trkInfo=clickedVertical%3Ashowcase%2CentityType%3AentityHistoryName%2CclickedEntityId%3Ashowcase_5212949%2Cidx%3A0

Na década de 80, de pura curiosidade, nas férias escolares, eu fui como figurante, assistir como eram feitas as filmagens das novelas da TV Globo: Roque Santeiro (1985), eu gostei muito de ver pessoalmente os atores trabalhando: Eloisa Mafalda, Lucinha Lins, Regina Duarte, Lima Duarte, Fábio Junior (cantor); e na novela Cambalacho (1986), eu gostei muito de ver pessoalmente o Jorge Fernando (Diretor), a Fernanda Montenegro, o Gianfrancesco Guarnieri, Edson Celulari, etc.  Eu acordava as 5 horas da manhã e ia até a TV Globo no Jardim Botânico (Rio de Janeiro/RJ – Brazil) e pegava o ônibus exclusivo das gravações. Foi uma experiência divertida, foi muito interessante observar as filmagens pessoalmente.

Por Ana Mercedes Gauna (03/07/2016)