Microsoft SQL Server, Microsoft Windows, Microsoft Windows Server, Tecnologia

Solucionando Problemas com Microsoft SQL Server (Part 2)

Com relação ao costume de poder se fazer a instalação de várias instâncias do Microsoft SQL Server,  em uma única máquina (computador/servidor) funcionando em rede:

Várias instâncias do Microsoft SQL Server (qualquer versão) instalados em um mesmo servidor com o Microsoft Windows Server (qualquer versão), ou:

Várias instâncias do Microsoft SQL Express (qualquer versão) instalados em um mesmo computador com Microsoft Windows 7 / windows 8.1 / Windows 10;

Pode num futuro muito próximo ocorrer as seguintes complicações:

  • o Windows (qualquer versão) quando ele está trabalhando ele cria um arquivo temporário enorme dentro do disco rígido, quando ele tem muito pouca memória RAM livre para uso.
  • o Windows (qualquer versão) quando ele está trabalhando ele cria um arquivo temporário enorme dentro do disco rígido, também quando ele tem pouco espaço livre dentro do disco rígido. Quando isso ocorrer, o hardware irá parar de funcionar.
  • O Microsoft SQL Server (todas as versões) tem uma configuração de código de página de idioma, uma configuração de memória RAM mínima e memória RAM máxima que tem que ser utilizado somente pelas aplicações de banco de dados que estão utilizando o Microsoft SQL Server.
  • Com várias instâncias do Microsoft SQL Server instalados em um mesmo hardware, a memória RAM disponível para o uso do Windows será muito menor, e o espaço livre no disco rígido para o windows poder trabalhar será muito menor, e o windows irá criar um arquivo temporário gigantesco, tendo muito pouco espaço livre.  Quando isso ocorrer, o hardware irá parar de funcionar.
  • Estou me referindo a um sistema de banco de dados que funciona com o Microsoft SQL Server instalado, cujas informações são incluídas diariamente pelos usuários, com isso fazendo o tamanho do banco de dados ficar proporcionalmente grande, com o passar dos dias, dos meses, dos anos.
  • Com várias instâncias do Microsoft SQL Server instalado em um mesmo hardware, poderá ocorrer da máquina apresentar problemas antes de 12 meses de uso.
  • Poderá ocorrer: não se conseguir fazer o backup total de todos os dados (informações), em cada uma das instâncias instaladas do Microsoft SQL Server.
  • Poderá ocorrer:  não se conseguir fazer o restore dos dados de alguma das instâncias instaladas do Microsoft SQL Server, em um outro computador/servidor.

Por esses motivos apresentados nos exemplos acima, é desaconselhável o uso de várias instâncias do Microsoft SQL Server em um mesmo hardware, quando o mesmo será utilizado com vários sistemas de banco de dados, independentes, com usuários alimentando as informações diariamente, dentro do banco de dados.

Caso ocorra os problemas mencionados acima, o usuário poderá perder informações.

É mais seguro para o usuário, haver apenas uma instância do Microsoft SQL Server (ou Microsoft SQL Express) instalado em um equipamento, que terá instalado também os aplicativos de uso comercial da empresa, e o Windows (ou Microsoft Windows Server) .

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s