Windows Server Technical Preview 5

windows-server-2016-preview5
Em Fevereiro/2016, durante a semana do Carnaval, eu utilizei os Fórums técnicos do Microsoft TechNet e do Microsoft MSDN (utilizei na década de 90 o Fórum MSDN do Microsoft Internet Explorer 4 e Internet Explorer 6, depois disso, eu fiquei vários anos sem utilizar os Fórums do MSDN)
Em Fevereiro/2016, alguns dias  depois da semana do Carnaval/2016, eu fiz o download da versão em inglês do Microsoft Windows Server 2016 Essentials Technical Preview 4 e instalei no meu computador.  Essa versão apesar de ser em inglês, continha dentro da instalação uma mistura de idiomas em alguns dos itens que foram instalados e configurados automaticamente.
Desde o Microsoft Windows Server 2000 eu sempre utilizei este sistema operacional de rede, instalado na versão completa com tela gráfica. Essas versões do Windows Server 2012 e do Windows Server 2016 que funcionam naquela tela preta (prompt de comando), que  eu nunca utilizei, não sei usar ainda. Eu sempre gostei mais de usar foi a tela gráfica do Windows.
Sendo que na década de 90 eu utilizei o MS-DOS junto com o aplicativo Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, Access), o Microsoft Windows Server NT 4.0 e o Windows For Workgroups 3.11 durante vários anos.
Em Março/2016 eu fiz o download do Microsoft Windows Server 2016 Essentials Technical Preview 4 (versão em inglês),  em Abril/2016 eu fiz o download dele novamente, mas dessa vez escolhi a versão em português, formatei o meu disco rígido novamente para instalar, configurar e utilizar ele novamente no meu computador.
E hoje de tarde, eu notei que saiu forno disponível para o download, uma versão nova dele , o Microsoft Windows Server 2016 Essentials Technical Preview 5, no Microsoft TechNet Evaluation Center, eu já fiz o download dele, e depois eu vou instalar.
A data de expiração dessa versão Windows Server Preview 5 é: 31 de dezembro de 2016.

No Microsoft Windows Server 2016 Essentials Technical Preview 5 existe a opção de instalação do Nano Server (ele já existia no Microsoft Windows Server Preview 4). 

microsoft nano server

O Nano Server é uma opção gerenciada remotamente do Windows Server, funcionando no modo Server Core, reduzida, sem o recurso de logon local, ele é compatível com os aplicativos e ferramentas de 64 bits.  Essa opção Nano Server ocupa menos espaço em disco, e pode ser configurada de forma mais rápida, e requer menos atualizações e reinicializações do que o Windows Server instalado por completo, com todas as funções do modo de tela gráfica.

Getting Started with Nano Server (Library TechNet Windows Server)

IIS on Nano Server (Library TechNet Windows Server)

MPIO on Nano Server (Library TechNet Windows Server)

Managing updates in Nano Server (Library TechNet Windows Server)

PowerShell on Nano Server (Library TechNet Windows Server)

Developing PowerShell Cmdlets for Nano Server (Library TechNet Windows Server)

Monitoring Nano Server (Library TechNet Microsoft System Center)

Por Ana Mercedes Gauna  (27/04/2016)
Deixe uma Resposta

