Marketing de Fidelidade

marketing_fidelidade
Ontem de noite, eu li um texto falando de marketing de fidelização de cliente, como se isso fosse novo e criado na era digital em 2015.  Eu me lembro muito bem que isso já existia na década de 70, na década de 80, na década de 90, e isso era muito utilizado pelas empresas, em uma época que a maioria das pessoas ainda não utilizava a internet.  Nessa época, sem internet, a grande maioria das pessoas e empresas, enviavam as suas cartas e propagandas pelos Correios.
Alguém ainda se lembra  quais  eram  os  primeiros BBS? do Brasil (1991-1995)? E  que  são  os  nossos  primeiros  provedores de internet do Brasil (1995-1998)?  Eu ainda me lembro destes BBS (informados no Info&Etc do Jornal O Globo):   Centroin BBS (1991?-1995) * Unikey BBS (1991?-1996?) * Inside BBS (1991?-1995)  *  Mandic BBS (1991?-1995)  *  UOL (1991?-1996) * OnLine BBS (1991?-1997) * AOL (1997)  *  Terra BBS (1991?-1997)  *  MLS (1997)  *  IG (1998)  *  Ibest (1998) * Locaweb (1998) * BDI BBS (1995?-2001).   Nos anos 90, eu ainda me lembro que o registro  de  domínios  de  internet  do  Brasil  era  realizado  junto  à  FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).  Atualmente quem está administrando isso no Brasil é o Registro.BR + CGI.BR + NIC.BR.
Década de 90, alguém ainda se lembra de uma “guerrinha” de marketing que existiu?  Que existiu durante vários meses? Em casa sempre que eu ia pegar as minhas correspondências na caixa do correio, eu achava um CD-ROM junto com as minhas contas à pagar e cartas recebidas. Vocês ainda se lembram?  Sabe o que esse CD-ROM falava comigo?  “Ei, consumidor, instala o meu CD-ROM, porque esse meu provedor de internet e meu email, é melhor do que o dele” ? “guerrinha” = UOL (Universo Online)  x  AOL (America Online)  x  TERRA  x  INTER.NET  x  OI VELOX ?  Acho que eu recebi CD-ROM via Correios, foi durante 1 ano inteiro? Ou foi durante 2 anos inteiros?   Ou isso foi durante 3 anos inteiros?  🙂

 

15 TENDÊNCIAS PARA O MARKETING EM 2015/2016

Confira 5 tendências de Marketing Digital para 2015 – Sincronia com a segunda tela, micro-vídeos pagos e marketing baseado na geolocalização são algumas das tendências apontadas para este ano ( publicado no Portal dos Administradores em 22/01/2015)

 

5 tendências para o marketing em 2015 – A adoção de estratégias corretas pode driblar a crise financeira (,publicado no Portal dos Administradores em 26/02/2015) 

 

5 tendências do marketing digital que vão impulsionar seu negócio – Em tempos de instabilidade econômica, investir no marketing digital pode ser uma boa opção para fazer o negócio crescer (publicado no Portal dos Administradores em 15/09/2015) 

 

OS MELHORES PROFISSIONAIS DE MARKETING DO ANO 2015 JÁ FORAM PREMIADOS

Academia Brasileira de Marketing no 29º Prêmio Veículos de Comunicação 2015 define finalistas

Associação Brasileira de Marketing & Negócios no Prêmio Marketing Contemporâneo 2015 escolhe os melhores profissionais do ano

 

 

 Por Ana Mercedes Gauna (14/11/2015)
gaunanome-gif

https://anagauna.wordpress.com  |   https://about.me/anagauna

Senior System Analist | Webmaster | DBA | CCNA2 | ERP | Management

Rio de Janeiro/RJ – Brazil – 27 anos de experiência profissional (CLT)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s