As programadoras do computador Eniac (1946)

As programadoras do computador Eniac (1946)

As programadoras do computador Eniac (1946)

As seis programadoras do projeto Eniac criaram o sistema operacional do primeiro computador eletrônico digital, foram fundamentais para o avanço dos softwares.
O primeiro computador eletrônico de uso geral só foi criado em 1946. O Eniac (Electronic Numerical Integrator and Computer) foi projetado para fazer cálculos de artilharia para o exército americano. O contrato de construção foi assinado em 1943 e, da mesma forma que na Charles Babbage’s Analytical Engine, concebida em 1834, a programação foi feita por mulheres.
Kathleen McNulty, Mauchly Antonelli, Jean Jennings Bartik, Frances Synder Holber, Marlyn Wescoff Meltzer, Frances Bilas Spence e Ruth Lichterman Teitelbaum, foram selecionadas de um grupo de 80 matemáticas que trabalhavam com cálculos balísticos na Universidade da Pensilvânia, para participarem de um projeto secreto para automatizar os processos, criar um algoritmo e implementa-lo em um computador eletrônico.
O computador Eniac foi apresentado ao público em fevereiro de 1946, e se mostrou capaz de realizar cálculos complexos em segundos. Toda a programação foi feita pelo grupo de mulheres, mas elas nunca receberam o crédito por isso.
Em 2014, o documentário “The Computers”, com diálogos das seis programadoras, tentou recuperar parte dessa história.  Elas aprenderam como o Eniac funcionava e o programaram sem linguagens de programação ou manual – disse Kathy Kleiman, uma das produtoras do documentário.
A almirante Grace Hopper, era uma visionária que em 1949, quando os computadores ocupavam salas inteiras, acreditava que eles poderiam atender ao público em geral, foi a mulher a responsável por acelerar o desenvolvimento das linguagens de computação.  Nascida em dezembro de 1906, em Nova York, se graduou em matemática em 1928 no Vassar College, onde se formou professora, e fêz o PHD na Yale University, seis anos depois. Ela continuou no Vassar College até 1943, quando ingressou na Marinha, onde foi designada para trabalhar em um laboratório da Harvard University, com o Mark1.
Impressionada com a capacidade dos computadores, Grace arriscou sua carreira militar para ingressar, em 1949, na Eckert-Mauchly Computer Corporation para produção de softwares comerciais. Para facilitar o trabalho, ela teve a ideia de compartilhar códigos entre os programadores, formando bibliotecas, para reduzir os erros de programação e evitar dos programadores terem que revisar todo o trabalho.
Mas seu grande feito foi a criação do compilador de código-fonte Flow-Matic, lançado em 1955; essa foi a primeira linguagem de programação que funcionava com palavras em inglês. Anteriormente, todos os softwares eram escritos em notação matemática. Ela também participou da criação da linguagem de programação Cobol, linguagem até hoje amplamente utilizada, em computadores de grande porte.
Ada Lovelace Byron (1815-1851), foi outra pioneira da computação, era filha do poeta Lord Byron e da matemática Lady Byron. Aos 17 anos, ela descobriu que Charles Babbage tivera a idéia de criar uma máquina analítica. Babbage e Ada não paravam de se corresponder, e ela concordou em fazer um resumo do projeto.
Ada levou a idéia um passo adiante e sugeriu que esse tipo de máquina poderia ser usado para criar complexas partituras musicais e executar trabalhos gráficos, tornando-se uma ferramenta de pesquisa indispensável. Ela morreu aos 36 anos, mas anteviu um dos principais elementos da computação atual.
Ada sugeriu um plano para a máquina que a faria capaz não só de calcular, mas de gerar números específicos. Em 1979, o Exército norte-americano batizou uma linguagem de computador em homenagem a ela.
Por Ana Gauna (em 14/08/2015)

https://anagauna.wordpress.com  |   https://about.me/anagauna

Senior System Analist | Webmaster | DBA | CCNA2 | ERP | Management

Rio de Janeiro/RJ – Brazil – 27 anos de experiência profissional (CLT)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Please log in using one of these methods to post your comment:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Viagem e Turismo

Sonhe. Planeje. Embarque.

VEJA RIO

Restaurantes, Bares, Cinema, Festas e Shows no Rio

MdeMulher

Moda, beleza, estilo de vida, famosos, amor e sexo e tudo o que interessa no melhor portal feminino da América Latina

EXAME

Confira as últimas notícias, blogs, vídeos e opiniões de EXAME.com, o site da revista Exame

VEJA.com

Notícias sobre política, economia, celebridades, mundo e esportes. Coberturas e reportagens especiais em TVEJA.

Anderson Barros

Questões de Matemática e Sistema de Informação- Podemos mudar o mundo através da educação.

Ana Gauna

Senior Business Systems Analyst

Ana Gauna - Músicas

Minhas músicas preferidas no Youtube

Analise de Sistemas Web

Ciência da Computação

Otto Schroeder

Escritório de Advocacia & Negócios Imobiliários

Aido Bonsai

Meus Bonsais - Ateliê de Paulo Netto

Steve Harville's Blog

Oracle technical notes

Saúde, receitas e curiosidades...

Orientações para uma alimentação saudável

cora rónai | internETC.

uma espécie de diário

%d bloggers like this: