PMBOOK (PMI.ORG) RESUMO

Project Management Body of Knowledge

1 Histórico

O guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK) é um conjunto de práticas na gestão de projetos organizado pelo instituto PMI e é considerado a base do conhecimento sobre gestão de projetos por profissionais da área.

Project Management Body of Knowledge’
Autor (es) Project Management Institute
Idioma inglês
Género Gerência de projetos
Lançamento 2008
ISBN [[Special:Booksources/2008: ISBN 978-1-9338-9051-7
2013: ISBN 978-1-9355-8967-9|2008: ISBN 978-1-9338-9051-7
2013: ISBN 978-1-9355-8967-9]]

Atualmente, o livro encontra-se na quinta edição (lançada em 2013). A quarta edição (lançada em 2008) é normatizada pelas normas ANSI/PMI 99-001-2008 e IEEE 1490-2011.1

Em 1983 na tentativa de documentar e padronizar as práticas que são normalmente aceitas na gerência de projetos. A primeira edição foi publicada em 1996, seguida pela segunda edição em 2000.2

Em 2004, o Guia PMBOK — Terceira Edição — foi publicado com maiores mudanças, considerando as edições anteriores. A última versão do Guia PMBOK é a quinta edição que foi publicada em 2013 em Inglês. Traduções estão disponíveis em Árabe, Chinês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Coreano, Português, Russo e Espanhol.

Este livro encontra-se disponivel para venda através das livrarias habituais ou com desconto de 10% no site: http://www.isg.pt/Drsafontemaricas
2 Definição

O Guia PMBOK identifica um subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente reconhecido como boa prática, sendo em razão disso, utilizado como base pelo Project Management Institute (PMI). Uma boa prática não significa que o conhecimento e as práticas devem ser aplicadas uniformemente a todos os projetos, sem considerar se são ou não apropriados.

O Guia PMBOK também fornece e promove um vocabulário comum para se discutir, escrever e aplicar o gerenciamento de projetos possibilitando o intercâmbio eficiente de informações entre os profissionais de gerência de projetos.

O guia é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto. Essa abordagem se assemelha à empregada por outras normas como a ISO 9000 e o Software Engineering Institute’s, CMMI.

Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho. A descrição de cada um deles é feita em termos de:

  • Entradas (documentos, planos, desenhos etc.);
  • Ferramentas e técnicas (que se aplicam às entradas);
  • Saídas (documentos, produtos etc.)

3 Ciclo de Vida e da Organização de um projeto

O Guia PMBOK em sua 5° Edição provê diretrizes para gerência dos projetos individualmente e define conceitos associados à gerência de projetos. Isto também descreve o ciclo de vida do gerenciamento do projeto e seus processos relacionados, assim como o ciclo de vida do projeto. 3

O Guia PMBOK reconhece 47 processos que recaem em 5 grupos de processos e 10 áreas de conhecimento que são típicas em quase todas áreas de projetos.

  1. Iniciação
  2. Planejamento
  3. Execução
  4. Monitoramento e controle
  5. Encerramento

3.1 Conjunto de conhecimentos de acordo com o Guia PMBOK 4° e 5° edição e ISO21500

O Guia PMBOK cita os seguintes conjuntos de conhecimentos:

Guia PMBOK 4° Edição (2008) ISO21500 (2013) Guia PMBOK 5° Edição (2013)
Estágios 5 grupos de processos 5 grupos de processos 5 grupos de processos
Tópicos 9 áreas de conhecimento 10 áreas de conhecimento 10 áreas de conhecimento
Processos 42 processos 39 processos 47 processos

4 Áreas de conhecimento do Guia PMBOK 4° e 5° edição[editar | editar código-fonte]

O conhecimento de gerenciamento de projetos, descrito no Guia PMBOK consiste nas seguintes áreas de conhecimento:

  • Descrição das dez áreas de conhecimento:
  1. Gerenciamento/Gestão de integração do projeto
  2. Gerenciamento/Gestão do escopo do projeto
  3. Gerenciamento/Gestão de tempo do projeto
  4. Gerenciamento/Gestão de custos do projeto
  5. Gerenciamento/Gestão da qualidade do projeto
  6. Gerenciamento/Gestão de recursos humanos do projeto
  7. Gerenciamento/Gestão das comunicações do projeto
  8. Gerenciamento/Gestão de riscos do projeto
  9. Gerenciamento/Gestão de aquisições do projeto
  10. Gerenciamento/Gestão de envolvidos do projeto (adicionada na 5a Edição)

4.1 Conjunto de conhecimentos de acordo com o Guia PMBOK 4° e 5° edição e ISO21500

Guia PMBOK 4° Edição (2007) ISO21500 (2013) Guia PMBOK 5° Edição (2013)
Grupos de Processos 1.Iniciação
2.Planejamento
3.Execução
4.Monitoramento e Controle
5.Encerramento
1.Iniciação
2.Planejamento
3.Execução
4.Controle
5.Encerramento
1.Iniciação
2.Planejamento
3.Execução
4.Monitoramento e Controle
5.Encerramento
Áreas de Conhecimento 1.Integração
2.Escopo
3.Tempo
4.Custo
5.Qualidade
6.Recursos Humanos
7.Comunicações
8.Riscos
9.Aquisições
1.Integração
2.Escopo
3.Tempo
4.Custo
5.Qualidade
6.Recursos
7.Comunicações
8.Riscos
9.Aquisições
10.Partes Interessadas
1.Integração
2.Escopo
3.Tempo
4.Custo
5.Qualidade
6.Recursos Humanos
7.Comunicações
8.Riscos
9.Aquisições
10.Partes Interessadas

4.2 Extensões do PMBOK

O PMBOK atualmente define extensões ao Guia PMBOK. São elas:

  • Extensão para Construção – Construction Extension to the PMBOK Guide — 3a Edição (em inglês)
  • Extensão para Governo – Government Extension to the PMBOK Guide — 3a Edição (em inglês)

O PMBOK também define padrões específicos ao Guia PMBOK. São eles:

  • Padrão para Gerenciamento de Programa – The Standard for Program Management — 2a Edição (em inglês)
  • Padrão para Gerenciamento de Portifólio – The Standard for Portfolio Management — 3a Edição (em inglês)
  • Modelo de Maturidade para Gerenciamento de Projetos Organizacionais – Organizational Project Management Maturity Model (OPM3®) — 2a * Edição (em inglês)

5 Processos do Guia PMBOK 4° edição

Áreas de Conhecimento Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e controle Encerramento
Integração 1. Desenvolver o termo de abertura do projeto 2. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto 3. Orientar e gerenciar a execução do projeto 4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto
5. Realizar o controle integrado de mudanças
6. Encerrar o projeto ou fase1
Escopo 1. Coletar os requisitos
2. Definir o escopo
3. Criar a EAP
4. Verificar o escopo
5. Controlar o escopo
Tempo 1. Definir as atividades
2. Sequenciar as atividades
3. Estimar os recursos das atividades
4. Estimar as durações das atividades
5. Desenvolver o cronograma
6. Controlar o cronograma
Custos 1. Estimar os custos
2. Determinar o orçamento
3. Controlar os custos
Qualidade 1. Planejar a qualidade 2. Realizar a garantia de qualidade 3. Realizar o controle da qualidade
Recursos Humanos 1. Desenvolver o plano de recursos humanos 2. Mobilizar a equipe do projeto
3. Desenvolver a equipe de projeto
4. Gerenciar a equipe do projeto
Comunicação 1. Identificar as partes interessadas 2. Planejar as comunicações 3. Distribuir as informações
4. Gerenciar as expectativas das partes interessadas
5. Reportar o desempenho
Riscos 1. Planejar o gerenciamento dos riscos
2. Identificar os riscos
3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
5. Planejar as respostas aos riscos
6. Monitorar e controlar os riscos
Aquisição 1. Planejar as aquisições 2. Conduzir as aquisições 3. Administrar as aquisições 4. Encerrar as aquisições

6 PMBOK 5ª Edição

6.1 Estruturas organizacionais

InfluenciaEstruturasOrganizacaoFuncionalOrganizacaoMatricialFracaOrganizacaoMatricialBalanceadaOrganizacaoMatricialForteOrganizacaoProjetizada
Relação entre as áreas de conhecimento, os grupos de processos de gerenciamento e os 47 processos de gerenciamento de projetos.

Áreas de Conhecimento Iniciação Planejamento Execução Monitoramento e controle Encerramento
Integração .1. Desenvolver o termo de abertura do projeto .2. Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto .3. Orientar e gerenciar o trabalho do projeto .4. Monitorar e controlar o trabalho do projeto
.5. Realizar o controle integrado de mudanças
.6. Encerrar o projeto ou fase
Escopo .1. Planejar o Gerenciamento do Escopo
.2. Coletar os requisitos
.3. Definir o escopo
.4. Criar a EAP
.5. Validar o escopo
.6. Controlar o escopo
Tempo .1. Planejar o gerenciamento do Cronograma
.2. Definir as atividades
.3. Sequenciar atividades
.4. Estimar os recursos das atividades
.5. Estimar as durações das atividades
.6. Desenvolver o cronograma
.7. Controlar o cronograma
Custos .1. Planejar o gerenciamento dos Custos
.2. Estimar custos
.3. Determinar o orçamento
.4. Controlar os custos
Qualidade .1. Planejar o gerenciamento da qualidade .2. Realizar a garantia de qualidade .3. Controlar a qualidade
Recursos Humanos .1. Planejar o gerenciamento dos recursos humanos .2. Mobilizar a equipe do projeto
.3. Desenvolver a equipe do projeto
.4. Gerenciar a equipe do projeto
Comunicações .1 Planejar o gerenciamento das comunicações .2. Gerenciar as comunicações .3. Controlar as comunicações
Riscos .1. Planejar o gerenciamento dos riscos
.2. Identificar os riscos
.3. Realizar a análise qualitativa dos riscos
.4. Realizar a análise quantitativa dos riscos
.5. Planejar as respostas aos riscos
.6. Controlar os riscos
Aquisição .1. Planejar o gerenciamento das aquisições .2. Conduzir as aquisições .3. Controlar as aquisições .4. Encerrar as aquisições
Partes Interessadas .1. Identificar partes interessadas .2. Planejar o gerenciamento das partes interessadas .3. Gerenciar o envolvimento das partes interessadas .4. Controlar o envolvimento das partes interessadas

6.2 Gerenciamento da integração do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam do termo de abertura, do planejamento, do monitoramento do trabalho, do controle integrado de mudanças e do encerramento do projeto. Produz os seguintes documentos: Termo de Abertura, Dados de Desempenho do Trabalho, Solicitações de Mudança, Relatórios de Desempenho do Trabalho e Registro das Mudanças.4

6.2.1 Desenvolver o termo de abertura do projeto[editar | editar código-fonte]

DesenvolverTermoAbertura

6.2.2 Desenvolver o plano de gerenciamento do projeto[editar | editar código-fonte]

DesenvolverPlanoGerenciamentoProjeto

6.2.3 Orientar e gerenciar a execução do projeto[editar | editar código-fonte]

OrientarGerenciarTrabalhoProjeto

6.2.4 Monitorar e controlar o trabalho do projeto[editar | editar código-fonte]

MonitorarControlarTrabalhoProjeto

6.2.5 Realizar o controle integrado de mudanças[editar | editar código-fonte]

RealizarControleIntegradoMudancas

6.2.6 Encerrar o projeto ou fase[editar | editar código-fonte]

EncerrarProjetoFase

6.3 Gerenciamento do escopo do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento do escopo, coletar os requisitos, definir o escopo, criar a Estrutura Analítica do Projeto (EAP), validar o escopo e controlar o escopo. Produz os seguintes documentos: Documentação dos requisitos, matriz de rastreabilidade dos requisitos, solicitações de mudança e informações sobre o desempenho do trabalho.

6.3.1 Planejar o gerenciamento do escopo[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoEscopo

6.3.2 Coletar os requisitos[editar | editar código-fonte]

ColetarRequisitos

6.3.3 Definir o escopo[editar | editar código-fonte]

DefinirEscopo

6.3.4 Criar EAP[editar | editar código-fonte]

CriarEAP

6.3.5 Validar o escopo[editar | editar código-fonte]

ValidarEscopo

6.3.6 Controlar o escopo[editar | editar código-fonte]

ControlarEscopo

6.4 Gerenciamento do tempo do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento cronograma, definir as atividades, sequenciar as atividades, estimar os recursos das atividades, estimar a duração das atividades, desenvolver o cronograma e controlar o cronograma. Produz os seguintes documentos: Lista de atividades, atributos da atividade, lista dos marcos, diagramas de rede do cronograma do projeto, requisitos dos recursos das atividades, estrutura analítica dos recursos, estimativa da duração das atividades, cronograma do projeto, dados do cronograma, calendário do projeto e previsão de cronograma.

6.4.1 Planejar o gerenciamento do cronograma[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoCronograma

6.4.2 Definir as atividades[editar | editar código-fonte]

DefinirAtividades

6.4.3 Sequenciar as atividades[editar | editar código-fonte]

SequenciarAtividades

6.4.4 Estimar os recursos das atividades[editar | editar código-fonte]

EstimarRecursosAtividades

6.4.5 Estimar a duração das atividades[editar | editar código-fonte]

EstimarDuracoesAtividades

6.4.6 Desenvolver o cronograma[editar | editar código-fonte]

DesenvolverCronograma

6.4.7 Controlar o cronograma[editar | editar código-fonte]

ControlarCronograma

6.5 Gerenciamento dos custos do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento dos custos, estimar os custos, determinar o orçamento e controlar os custos. Produz os seguintes documentos: Estimativas dos custos das atividades, bases das estimativas, requisitos de recursos financeiros do projeto e previsão de custos.

6.5.1 Planejar o gerenciamento dos custos[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoCustos

6.5.2 Estimar os custos[editar | editar código-fonte]

EstimarCustos

6.5.3 Determinar o orçamento[editar | editar código-fonte]

DeterminarOrcamento

6.5.4 Controlar os custos[editar | editar código-fonte]

ControlarCustos

6.6 Gerenciamento da qualidade do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento da qualidade, realizar a garantia da qualidade e controlar a qualidade. Produz os seguintes documentos: Métricas da qualidade, listas de verificação da qualidade e medições do controle da qualidade.

6.6.1 Planejar o gerenciamento da qualidade[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoQualidade

6.6.2 Realizar a garantia da qualidade[editar | editar código-fonte]

RealizarGarantiaQualidade

6.6.3 Controlar a qualidade[editar | editar código-fonte]

ControlarQualidade

6.7 Gerenciamento dos recursos humanos do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento dos recursos humanos, mobilizar a equipe do projeto, desenvolver a equipe do projeto e gerenciar a equipe do projeto. Produz o seguinte documento: Designações do pessoal do projeto.

6.7.1 Planejar o gerenciamento dos recursos humanos[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoRH

6.7.2 Mobilizar a equipe do projeto[editar | editar código-fonte]

MobilizarEquipeProjeto

6.7.3 Desenvolver a equipe do projeto[editar | editar código-fonte]

DesenvolverEquipeProjeto

6.7.4 Gerenciar a equipe do projeto[editar | editar código-fonte]

GerenciarEquipeProjeto

6.8 Gerenciamento das comunicações do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento das comunicações, gerenciar as comunicações e controlar as comunicações.

6.8.1 Planejar o gerenciamento das comunicações[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoComunicacoes

6.8.2 Gerenciar as comunicações[editar | editar código-fonte]

GerenciarComunicacoes

6.8.3 Controlar as comunicações[editar | editar código-fonte]

ControlarComunicacoes

6.9 Gerenciamento dos riscos do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento dos riscos, identificar os riscos, realizar a análise qualitativa dos riscos, realizar a análise quantitativa dos riscos, planejar as respostas aos riscos e controlar os riscos. Produz o seguinte documento: Registro dos riscos.

6.9.1 Planejar o gerenciamento dos riscos[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoRisco

6.9.2 Identificar os riscos[editar | editar código-fonte]

IdentificarRiscos

6.9.3 Realizar a análise qualitativa dos riscos[editar | editar código-fonte]

RealizarAnaliseQualitativaRiscos

6.9.4 Realizar a análise quantitativa dos riscos[editar | editar código-fonte]

RealizarAnaliseQuantitativaRiscos

6.9.5 Planejar as resposta aos riscos[editar | editar código-fonte]

PlanejarRespostaRisco

6.9.6 Controlar os riscos[editar | editar código-fonte]

ControlarRiscos

6.10 Gerenciamento das aquisições do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de planejar o gerenciamento das aquisições, conduzir as aquisições, controlar as aquisições e encerrar as aquisições. Produz os seguintes documentos: Especificação do trabalho das aquisições, documentos de aquisição, critérios para seleção de fontes e propostas de fornecedores e acordos.

6.10.1 Planejar o gerenciamento das aquisições[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoAquisicoes

6.10.2 Conduzir as aquisições[editar | editar código-fonte]

ConduzirAquisicoes

6.10.3 Controlar as aquisições[editar | editar código-fonte]

ControlarAquisicoes

6.10.4 Encerrar as aquisições[editar | editar código-fonte]

EncerrarAquisicoes

6.11 Gerenciamento das partes interessadas do projeto[editar | editar código-fonte]

Possui processos que tratam de identificar as partes interessadas, planejar os gerenciamento das partes interessadas, gerenciar o engajamento das partes interessadas e controlar o engajamento das partes interessadas. Produz os seguintes documentos: Registro das partes interessadas e registro das questões.

6.11.1 Identificar as partes interessadas[editar | editar código-fonte]

IdentificarPartesInteressadas

6.11.2 Planejar o gerenciamento das partes interessadas[editar | editar código-fonte]

PlanejarGerenciamentoPartesInteressadas

6.11.3 Gerenciar o engajamento das partes interessadas[editar | editar código-fonte]

GerenciarEngajamentoPartesInteressadas

6.11.4 Controlar o engajamento das partes interessadas[editar | editar código-fonte]

ControlarEngajamentoPartesInteressadas

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